sábado, 28 de dezembro de 2013

5.ª SESSÃO - 17 de dezembro de 2013

O Blogue como ferramenta social

Esta foi mais uma sessão em regime de e-learning, apresentando os seguintes objetivos:
1.    Refletir sobre o conceito de Web 2.0 e Biblioteca Escolar 2.0 e suas implicações na mudança da organização, gestão e prestação de serviços da biblioteca escolar;
2.    Melhorar competências associadas ao uso de ferramentas e serviços da Web 2.0;
3.    Formar para a literacia digital, capacitando os formandos para o uso do blogue como ferramenta social.  

Depois da leitura do documento de apoio à sessão – “A Biblioteca Escolar 2.0: A Web 2.0 Potencialidades para as Bibliotecas Escolares” –, solicitou-se a atualização do blogue, abrindo cinco sessões, com possível edição (uma breve reflexão sobre cada sessão).

Na mensagem correspondente à 5ª sessão, foram pedidos três recursos úteis para o trabalho realizado com os alunos e duas hiperligações: uma para o blogue/ site da biblioteca da respetiva escola e outra para um site de interesse dos alunos (ver miniaplicações, na coluna da direita).

RECURSO 1:
Literacia da Informação: Modelos de Pesquisa e The Big 6
A promoção da Literacia da Informação é um dos desígnios maiores da Biblioteca Escolar e da Escola do séc. XXI.
Conheça os principais modelos de pesquisa de informação que a comunidade científica foi apresentando, entre 1979 e 2009, e aprofunde, de um modo especial, as seis etapas propostas pelo The Big 6.
Eis o documento de trabalho...


RECURSO 2:
Citações e Bibliografia
A qualidade de um trabalho científico pode muitas vezes ser avaliada, a priori, a partir da verificação da sua bibliografia, que deverá ser apresentada segundo orientações internacionais para referências bibliográficas.
A ordem alfabética dos autores constitui a maneira mais fácil e recomendada de organizar a bibliografia/ referências bibliográficas.
Veja aqui como fazer citações e como elaborar uma bibliografia…

RECURSO 3:
Um conto da Universidade de Bergen (Noruega) sobre o plágio
NOTÁVEL!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário